MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR- Situação
histórica, social, política e econômica quando daproposição de cada lei
Política, organização do Ensino e
Currículo
Prof.a Dr.a Elisa Maria condeiro da
Paixão
III Encontro 31 de Março DE 2012
OBJETIVOS
-
Discutir o histórico da organização do ensino no Brasil,
ressaltando as concepções de organização de ensino, de estrutura, de sistema e
de currículo;
-
Discutir o que era ensinado para alunos de cada classe social no Brasil
Colônia e no Brasil Império focalizando os conceitos de estrutura e de
currículo.
-
Salientar o aparecimento e o desenvolvimento do ensino Superior e das primeiras leis de
ensino – confrontá-los com os conceitos trabalhados
-
Discutir as causas do desinteresse da sociedade pelo ensino
e pelo ensino superior
AULA
-
10 -15 min -
aquecimento : fazer o jogo de perguntas. Verificar se eles conseguirem
revisar o discutido na aula anterior. Ou seja, conceitos de estrutura, sistema
e currículo
-
-
50 - 60 min – Com retro-projetor – discutir o histórico da
educação brasileira, ressaltando os conceitos já trabalhados: organização, estrutura, sistema e currículo
INTERVALO
ORGANIZAÇÃO
DA TAREFA PARA 28 DE ABRIL
A classe dividir-se-á
em 4 grupo e cada um deles examinar[a
uma das LDB s propostas para o ensino brasileiro..
Os
resultados deverão ser expostos no dia 28 de Abril.
A pesquisa
poderá ser feita em meu artigo (Legislação e Currículo,) em livros de história e na
Internet, mas o trabalho resultante deverá abranger:
- situação histórica, política
e econômica existente quando da proposição de cada LDB;
- Objetivos gerais propostos
em cada uma das leis;
- Propostas em relação ao
Ensino superior.
Cada um desses itens poderá ser
desenvolvido por um subgrupo e toda essa
organização deverá ser definida hoje e os resultados das decisões sobre “quem
fará o que” entregues hoje por escrito.
Cada um dos subgrupos deverá entregar
p relatório dessas pesquisas no dia 28 de abril. A avaliação, e portanto a nota desses
relatórios seguirá o critério:
- profundidade e abrangência do
pesquisado - até 3 pontos
- coerência e lógica do relatado – até
3 pontos
- forma do relatado, abrangendo itens,
linguagem e apresentação – até 4 pontos.
No dia 28 de abril cada subgrupo deverá
apresentar um relator que farár um breve comentário a respeito do que foi
pesquisado, seguindo os itens:
- situação histórica por ocasião da proposição da lei
- relação dessa situação com
os objetivos propostos em cada lei.
- relação entre esses objetivos
e o sistema de ensino propostopela lei.
- o que era “CURRÌCULO” para
essa lei.
Essa exposição também acarretará uma
nota a ser atribuída à todo o grupo e que será conseguida pelo expositor de acordo com :
- clareza de linguagem
- atitudes docentes.
http://acd.ufrj.br/~pead/tema05/linguageral.html
PEDIR LEITURA:
Artigo “Legislação e currículo” Eu
Livro de
Mizukami – As abordagens do Processo
Se essa preparação ocorrer
em até 60 min. Será proposto também um
exercício para a classse.
EXERCÍCIO
INFORMAÇÕES-- Os objetivos destas
primeiras aulas foram (e continuam sendo):: ressaltar o papel social da escola
e do ensino superior; - demonstrar que NADA É NEUTRO na organização, na
estrutura, e no funcionamento da escola; -
discutir efeitos de variáveis históricas na estrutura da escola e em seu
currículo, citado aqui na sua acepção tradicional e na mais ampla.
Esta
discussão é proposta para avaliar se e até que ponto estes objetivos estão
sendo trabalhados e alcançados. Esta é portanto uma avaliação de programa, mas
a nota dele (o programa) será dada por vocês, segundo os resultados percebidos
neste trabalho! Não é Lindo?
COMPONENTES DO
GRUPO:
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PONTOS A DISCUTIR:
1
Discutam a afirmação:
“Embora esses termos não fossem
utilizados naquela época, pode-se
afirmar que os Jesuitas tinham um
verdadeiro Sistema de Ensino, do qual constava um bem estruturado e pensado CURRÍCULO “, Nessa
discussão, apontem a estrutura de sustentação desse sistema, nos campos
teórico; - de manutenção e de administração
II – Discutam as razões econômicas e sociais para o
precário desenvolvimento de nossa escola, em toda a sua história,
principalmente considerando o ensino superior.
III - Vocês concordam em chamar de POLÏTICA
ao desenvolvimento social de um sistema de ensino, considerando a
evolução de sua estrutura e funcionamento, e as proposições legais ligadas à
isso?
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