III ENONTRO




MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR- Situação histórica, social, política e econômica quando daproposição de cada lei
Política, organização do Ensino e Currículo
Prof.a Dr.a Elisa Maria condeiro da Paixão
III Encontro 31 de Março  DE 2012

OBJETIVOS


-            Discutir o histórico da organização do ensino no Brasil, ressaltando as concepções de organização de ensino, de estrutura, de sistema e de currículo;
-            Discutir o que era ensinado para  alunos de cada classe social no Brasil Colônia e no Brasil Império focalizando os conceitos de estrutura e de currículo.
-            Salientar o aparecimento e o desenvolvimento  do ensino Superior e das primeiras leis de ensino – confrontá-los com os conceitos trabalhados
-            Discutir as causas do desinteresse da sociedade pelo ensino e pelo ensino superior


AULA
                                                                                               
-            10 -15 min -  aquecimento : fazer o jogo de perguntas. Verificar se eles conseguirem revisar o discutido na aula anterior. Ou seja, conceitos de estrutura, sistema e currículo 
-             
-            50 - 60 min – Com retro-projetor – discutir o histórico da educação brasileira, ressaltando os conceitos já trabalhados: organização, estrutura, sistema e currículo



INTERVALO
         
ORGANIZAÇÃO DA TAREFA PARA  28 DE ABRIL


A classe dividir-se-á em 4 grupo  e cada um deles examinar[a uma das LDB s propostas para o ensino brasileiro..
Os resultados deverão ser expostos no dia 28 de Abril.
A pesquisa poderá ser feita em meu artigo (Legislação e Currículo,)  em livros de história e   na Internet, mas o trabalho resultante deverá abranger:
   - situação histórica, política e econômica existente quando da proposição de cada LDB;
   - Objetivos gerais propostos em cada uma das leis;
   - Propostas em relação ao Ensino superior.
Cada um desses itens poderá ser desenvolvido por um subgrupo  e toda essa organização deverá ser definida hoje e os resultados das decisões sobre “quem fará o que” entregues hoje  por escrito.
Cada um dos subgrupos deverá entregar p relatório dessas pesquisas no dia 28 de abril.  A avaliação, e portanto a nota desses relatórios seguirá o critério:
 - profundidade e abrangência do pesquisado -  até  3 pontos
  - coerência e lógica do relatado – até 3 pontos
 - forma do relatado, abrangendo itens, linguagem e apresentação – até 4 pontos.
  No dia 28 de abril cada subgrupo deverá apresentar um relator que farár um breve comentário a respeito do que foi pesquisado, seguindo os itens:
  - situação histórica  por ocasião da proposição da lei
 - relação dessa situação com os objetivos propostos em cada lei.
 - relação entre esses objetivos e o sistema de ensino propostopela lei.
  - o que era “CURRÌCULO” para essa lei.
 Essa exposição também acarretará uma nota a ser atribuída à todo o grupo e que será conseguida pelo expositor de acordo com :
   - clareza de linguagem
   - atitudes docentes.


http://acd.ufrj.br/~pead/tema05/linguageral.html

PEDIR LEITURA:
Artigo “Legislação e currículo” Eu
Livro de Mizukami – As abordagens do Processo

Se essa preparação ocorrer em até 60 min.  Será proposto também um exercício para a classse.

EXERCÍCIO

INFORMAÇÕES--  Os objetivos destas primeiras aulas foram (e continuam sendo):: ressaltar o papel social da escola e do ensino superior; - demonstrar que NADA É NEUTRO na organização, na estrutura, e no funcionamento da escola; -  discutir efeitos de variáveis históricas na estrutura da escola e em seu currículo, citado aqui na sua acepção tradicional e na mais ampla.       
Esta discussão é proposta para avaliar se e até que ponto estes objetivos estão sendo trabalhados e alcançados. Esta é portanto uma avaliação de programa, mas a nota dele (o programa) será dada por vocês, segundo os resultados percebidos neste trabalho! Não é Lindo?


COMPONENTES DO GRUPO:







PONTOS A DISCUTIR:

1          Discutam a afirmação:
“Embora esses termos não fossem utilizados naquela época, pode-se  afirmar que os  Jesuitas tinham um verdadeiro  Sistema de Ensino, do qual constava um  bem estruturado e pensado CURRÍCULO “,    Nessa  discussão, apontem a estrutura de sustentação desse sistema, nos campos teórico; - de manutenção e de administração

II – Discutam as razões econômicas e sociais para o precário desenvolvimento de nossa escola, em toda a sua história, principalmente considerando o ensino superior.


III -   Vocês concordam em chamar de  POLÏTICA  ao desenvolvimento social de um sistema de ensino, considerando a evolução de sua estrutura e funcionamento, e as proposições legais ligadas à isso?













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